Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






30 MESES EM 30 DIAS: NOVAS COMISSÕES CRIADAS PELA GESTÃO DO XVI PLENÁRIO


Data de Publicação: 1 de abril de 2022


Comissões, Eixos e Núcleos foram deliberados com o objetivo de desenvolver um trabalho mais atento sobre temáticas pertinentes à categoria

 

dfe7eece-00f4-4eff-93af-d6118dc2cbbaLogo após tomar posse, a atual gestão do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, realizou uma reunião ampliada em outubro de 2019, na qual deliberou a criação das comissões de Psicologia Clínica e de Psicologia Organizacional e do Trabalho para aprofundar os debates sobre esses importantes campos de trabalho da (o) psicóloga (o). Também, foi restabelecida a Comissão de Estudantes e criada a Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra, objetivando uma aproximação maior com o campo da formação acadêmica. Foi deliberada ainda a criação da Comissão de Acompanhamento das Condições e Processos de Trabalho.

A Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) ganhou novos eixos temáticos: além de Diversidade Sexual, Laicidade e Relações Raciais, a CRDH conta com os eixos de Infância e Juventude, Gênero, Violência de Estado e Enfrentamento à Tortura e Álcool e Outras Drogas, ampliando, assim, a transversalização das ações e dos debates.

A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) também ganhou núcleos temáticos para ajudar no trabalho desenvolvido pelo CRP-RJ no campo das políticas públicas. Educação, Saúde, Socioeducação, Assistência Social, Sistema Prisional e Segurança Pública, Saúde Mental, Sistemas de Justiça, Esporte e Mobilidade Humana tornaram-se, assim, os novos núcleos de atuação da CRPPP.

Às Comissões de Orientação e Fiscalização, de Análise para Título de Especialista e de Orientação e Ética – obrigatórias em todos os 24 Conselhos Regionais do país –, somou-se a Comissão Consensual de Mediação de Conflitos, criada a partir do novo Código de Processamento Disciplinar (CPD), que contempla a mediação como recurso para o cuidado à efetivação da ética profissional.

Além dessas mudanças trazidas logo de início, pelo XVI Plenário, a gestão criou também a Comissão Especial de Avaliação Psicológica – a partir da escuta atenta às demandas da categoria que requisitava uma maior discussão sobre os Testes Psicológicos – e a Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres – CPED.

A CPED iniciou suas atividades primeiramente como Núcleo da CRPPP, entretanto em 5 de junho de 2021 foi deliberada a alteração para Comissão. Este complexo campo de atuação psi, sobre a qual se debruça a CPED, têm requisitado muito de psicólogas e psicólogos, devidos às tragédias ocorridas com as chuvas de Petrópolis, na Região Serrana.

Inclusive, outros CRs, como o Regional da Bahia, em razão das forte chuvas e alagamentos que assolaram o Estado, em janeiro deste ano, puderam utilizar o material produzido (e-book sobre atuação em Emergências e Desastres (http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/ebook_Emergencias_e_Desastres_web.pdf ) pela Comissão Fluminense, como referencial de atuação profissional.

Além de tudo isso, outro ponto que ganhou especial atenção da gestão foi a regionalização e a descentralização do CRP-RJ. Esta prioridade se traduziu no fortalecimento da atuação da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização (CIRD) e das Comissões Gestoras das Subsedes da Baixada, Região Serrana e Norte-Noroeste. Esta última, inclusive, já se encontra em fase de finalização de uma nova sede muito mais confortável e acolhedora à categoria.

Foi implantada ainda uma Comissão Gestora para a Subsede do Leste Fluminense – localizada em Niterói – para ampliar a aproximação com as (os) profissionais da região; e uma Comissão Gestora do Sul Fluminense, com previsão da abertura de uma Subsede em Volta Redonda.

Não foram poucas as realizações neste sentido de ampliar debates dos temas caros às psicólogas (os), assim como a preocupação de descentralizar a abrangência do CRP-RJ, num esforço de torna-lo cada vez mais próximo.

30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!

 

 

 

 

 



dfe7eece-00f4-4eff-93af-d6118dc2cbba-300x300.jpg