Esta publicação faz parte do projeto “30 meses em 30 dias” que pretende compartilhar um pouco do que tem sido concretizado pela atual gestão do CRP-RJ
A psicoterapia é uma das temáticas tratadas como prioridade pela atual gestão do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ. Representado pela conselheira Julia Horta Nasser (CRP 05/33796), o CRP-RJ integra o Grupo de Trabalho sobre Psicoterapia do Sistema Conselhos, criado na APAF de 2019. Uma das missões do GT é a revisão da Resolução 10/2000, além de monitorar e debater sobre as atividades relacionadas ao tema, sempre na perspectiva de orientar e fiscalizar a atuação profissional, bem como de promover uma atuação ética e qualificada da Psicoterapia perante a sociedade.
A participação do CRP-RJ também tem contribuído para o enfrentamento dos desafios relacionados à qualificação, formação e regulamentação desta prática.
Além da participação no GT nacional sobre Psicoterapia, o CRP-RJ realizou uma roda de conversa sobre essa temática, além de divulgar nota orientativa sobre a necessidade de qualificação para esta atuação. As ações neste contexto fazem parte da agenda estratégica da Comissão Especial de Psicologia Clínica.
A nível nacional, o Conselho Federal de Psicologia realizou consulta pública, em abril de 2021, para entender se a psicoterapia deve ser uma atividade privativa de psicólogas e psicólogos, na opinião da categoria. Essa ação foi uma proposta deliberada na APAF de dezembro de 2020. E aqui, no CRP-RJ, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema com o intuito de instrumentalizar as (os) profissionais para responder à consulta pública.
Inclusive, a mobilização em torno deste tema levou o CFP ao Senado Federal, no dia 15 de março, para dialogar com parlamentares sobre a Psicologia e sua atuação profissional. A iniciativa faz parte de ações estratégicas que o Sistema Conselhos tem realizado junto ao Congresso Nacional com foco em proposições legislativas de interesse da categoria.
Uma das questões debatidas foi justamente sobre a regulamentação da Psicoterapia, tema da Sugestão Parlamentar 40/2019, que tramita no Senado Federal. A proposta é que seja apresentado parecer pela admissão de critérios objetivos para a prática da atividade, tais como inscrição em conselho de classe na área da saúde.
Somente com mobilização, articulação e estratégia conseguiremos avançar na temática e conquistar campo de trabalho e acesso a serviço de saúde qualificado para a sociedade. E essa luta faz parte do XVI Plenário do CRP-RJ! E isso só é possível como construção coletiva de psicólogas e psicólogos juntos conosco.
30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!