Esta publicação faz parte do projeto “30 meses em 30 dias” que pretende compartilhar um pouco do que tem sido concretizado pela gestão do XVI Plenário
Durante todo o mês de abril, o CRP-RJ realizou publicações diárias que trouxeram um pouco do que foi realizado durante os 30 meses da atual gestão. O intuito foi compartilhar as conquistas e os desafios enfrentado por uma administração atravessada pela pandemia da Covid-19, na qual inovação e comprometimento foram as palavras-chave.
Uma das ações mais importantes para todo o Sistema Conselhos de Psicologia, logo no início da distanciamento social e do lockdown, partiu do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro: foi a partir da nossa contribuição relevante que foi elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia a Resolução 5/2020, que permitiu a psicólogas e psicólogos realizarem seus registros profissionais de maneira totalmente online, algo impensável até então.
Milhares de profissionais em todo o Brasil puderam atuar num dos períodos mais complexos da história da saúde pública no Brasil, respaldados por essa normativa.
O pioneirismo e o comprometimento são as grandes marcas da atual gestão, que inovou também num dos setores mais primordiais do Conselho: o Atendimento administrativo e o relacionamento com o público, que prestam todos os serviços de pessoa física, tais como registro profissional, transferência, atualização cadastral, declarações de quitação, cobrança, não só continuaram a realizar todo tipo de demanda, como aumentaram sua eficiência. O CRP-RJ dobrou o número de funcionárias e funcionários do setor, para melhor atender a categoria.
Atendimentos por email, por vídeo e presenciais aumentaram exponencialmente, e o atendimento telefônico reduziu o tempo de espera para 50s, mesmo com uma grande demanda diária.
Isso só foi possível com o engajamento de toda a equipe funcional que trabalha nesses setores que tornou também mais ágil todo o processo de atendimento à categoria.
Para tornar tudo isso realidade, algumas medidas foram adotadas pelo CRP-RJ: durante o distanciamento social foi criado o atendimento por videoconferência, que possibilitou às (os) profissionais obterem orientações e tirarem suas dúvidas. Este tipo de atendimento está mantido, pois representou inclusive a descentralização dos serviços, alcançando psicólogas e psicólogos de todo o Estado do Rio de Janeiro, sem que precisassem se deslocar. Os atendimentos a pessoa jurídica, realizados pela Comissão de Orientação e Fiscalização – COF – do CRP-RJ se tornaram ainda mais ágeis devido a essa tecnologia e formato pioneiro.
Também fomos o primeiro Regional a dar continuidade aos registros do Título de Especialista, de modo online, durante a pandemia, servindo de modelo para outros CRs que se inspiraram nos nossos processos e procedimentos.
Quando, finalmente, foi possível o retorno da atividade presencial, sempre visando garantir e promover saúde, lançamos um canal de agendamento prévio para que o atendimento presencial à psicóloga pudesse ocorrer sem aglomeração de forma organizada e acolhedora.
E, mesmo tendo nossa sede e subsedes funcionando presencialmente, mantivemos ativos todos os serviços em formato digital, incluindo as orientações por videoconferência, possibilitando a escolha por parte da (o) profissional de Psicologia do formato que melhor lhe atende.
Sentimos que com tantos desafios, crescemos enquanto instituição, tendo um corpo funcional mais unido e comprometido em cumprir nossa principal função: orientar, fiscalizar e zelar pela Psicologia.
Esta foi uma história que construímos juntas (os), categoria e Conselho e, por isso, temos orgulho de tudo que conquistamos nesse período, mesmo impactados por restrições, perdas e luto.
Que sigamos firmes no propósito de promover uma Psicologia brasileira ética, compromissada e presente!