Noticias
29 de Janeiro: Existir, Resistir e Celebrar a Visibilidade Trans
Data de Publicação: 29 de janeiro de 2026
O dia 29 de janeiro não é apenas uma data no calendário; é um marco do processo democrático brasileiro e um símbolo da luta incansável pela garantia de direitos. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, reafirmamos que o respeito à identidade de gênero é um pilar fundamental da dignidade humana.
Para o CRP-RJ, esta data ecoa nosso Código de Ética Profissional. Entendemos que a Psicologia tem um papel transformador no acolhimento integral, garantindo que nomes, pronomes e a singularidade de cada trajetória sejam respeitados sem ressalvas.
Atuação e Direitos no Setor Público
Psicólogas (os) são agentes promotores de vida. Atuamos na linha de frente para assegurar que o acesso e a permanência de pessoas trans em serviços essenciais — como o SUS e o SUAS — sejam pautados pelo acolhimento e pela justiça social.
Ética e Resolução 01/2018
Reafirmamos ainda a Resolução CFP nº 01/2018, que orienta uma prática profissional que combate o preconceito e a patologização, promovendo uma atuação ética, inclusiva e verdadeiramente respeitosa às pessoas transexuais e travestis.
Celebrar a visibilidade trans é reconhecer a potência e a multiplicidade de todas as existências.
#DescriçãoDaImagem: card com tons predominantes rosa e azul com um ilustração de um coração no centro e no meio dele a bandeira trans preenchendo. Segurando ele existem duas mãos, uma azul e outra rosa. Na mão rosa existe uma pulseira larga tambem com a bandeira trans. O card possui logo do CRP-RJ e o texto: Dia da Visibilidade Trans 29 de Janeiro.