Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






Fórum de Saúde protesta na abertura de Conferência Estadual


Data de Publicação: 31 de outubro de 2011


O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, do qual o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) faz parte, marcou presença na 6ª Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de outubro, no ginásio do Maracanãzinho. Pela primeira vez na história da Conferência, observadores foram impedidos de participar. Por conta disso, o Fórum se reuniu para um ato à entrada do local do evento no dia da abertura. Com cartazes em punho, muitos manifestantes gritaram em defesa de uma saúde de qualidade no Estado.

forum_saude_protesta_abertura_conferencia_estadual02

Participantes voltaram a se mobilizar em defesa de uma saúde pública e de qualidade

Uma das líderes do Fórum, a assistente social Maria Inês Bravo, professora de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) criticou a organização da

Conferência. “Não é possível que a Conferência Estadual não tenha a participação de observadores. Nós estamos aqui em defesa do SUS, contra as Organizações Sociais. Espero que nós consigamos manter o que está na Constituição, que saúde é um direito de todos e

para to

forum_saude_protesta_abertura_conferencia_estadual01

Fórum ampliou sua luta junto à entrada da Conferência Estadual de Saúde

dos”, disse. A decisão de vetar a entrada de observadores foi tomada ainda na fase de inscrições para o evento. Mônica Lima, também membro do Fórum, afirma que “a medida foi tomada para segurar o controle social”.

 

 

 

A psicóloga Cristiane Knijnik (CRP 05/39275), uma das representantes do CRP-RJ no Fórum de Saúde, também participou do ato.  “A Conferência acontece um mês e meio depois que a Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou a cessão dos serviços de saúde para as Organizações Sociais no Estado. Não faz sentido uma coisa dessas. Como pode essa votação acontecer antes de um evento desse tamanho?”, questionou.

Em meio às lutas, o Fórum comemorou a aprovação de três moções, cada uma com mais de 400 assinaturas: uma contra a privatização do SUS; a segunda em resposta à forma antidemocrática com que as conferências estão sendo organizadas e a terceira em apoio ao SUS.

Colaboradora do Fórum e atuante na luta pela Saúde, a deputada Janira Rocha (Psol) compareceu ao ato e destacou a importância da presença de trabalhadores da Saúde. “O dia de hoje (24 de outubro) é importante porque as pessoas que vieram aqui representam diferentes setores daqueles que lutam pela saúde”, disse.

Apesar dos entraves, a luta do Fórum não para. A próxima reunião está marcada para o dia 17 de novembro, às 18h, no Campus Maracanã da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro). O encontro acontece no auditório B, 9º andar, bloco D).



forum_saude_protesta_abertura_conferencia_estadual01-300x225.jpg
forum_saude_protesta_abertura_conferencia_estadual02-300x225.jpg