O Conselho Federal de Psicologia divulgou em seu site, nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, uma nota de apoio à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.
Para conferir a íntegra da notícia, acesse http://site.cfp.org.br/cfp-manifesta-apoio-a-mobilizacoes-contrarias-a-mudancas-na-coordenacao-de-saude-mental/.
A nota completa segue abaixo:
“O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu apoio e solidariedade integrais à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) iniciada nesta terça-feira (15/12), contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho – conhecido opositor do movimento antimanicomial – para a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.
Como protagonista histórica da luta antimanicomial e pela garantia dos Direitos Humanos e de políticas públicas de atenção à saúde mental, a Psicologia reafirma seu repúdio e indignação pela indicação feita pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e se soma à defesa intransigente das conquistas relativas à humanização do cuidado, descentralização e territorialização do atendimento em saúde já obtidas com a Reforma Psiquiátrica no Brasil.
Romper com a cultura manicomial e com todas as formas de opressão social, ampliando possibilidades de convívio com as diferenças é essencial para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Por isso, não aceitaremos dar nenhum passo atrás nesta luta”.
Fonte: Site do CFP
Dezembro de 2015
 
             
               
               
               
               
    
                     
    
                    