Foi eleita, no dia 29 de janeiro, em Assembleia Geral, realizada na sede do CRP-RJ, a comissão responsável por conduzir o processo eleitoral para a renovação do plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, cujo pleito será realizado no dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo.
Conforme pré-definido pelo regimento eleitoral estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, a Comissão Eleitoral deveria ser composta por pelo menos seis psicólogos, sendo três deles membros efetivos e três suplentes. No Rio, foram eleitos Guilherme de Araújo Carvalho, Roberta Priscila Barbosa, Rivaldo Menezes Sobrinho, Paula de Souza, Suely Martins da Silva e Ana Cláudia da Silva.

O presidente do CRP-RJ, José Novaes (CRP 05/980), deu início à assembleia ressaltando a importância do processo democrático no qual a Comissão Eleitoral está inserida. Novaes também pontuou a relação entre as eleições e o plenário eleito com as propostas advindas dos Congressos Regional e Nacional de Psicologia (COREP e CNP, respectivamente).
“Este ano é o ano dos Congressos Regional e Nacional de Psicologia e ano eleitoral também. Essas coisas estão casadas, porque os novos plenários eleitos em agosto desse ano devem colocar em prática as propostas que serão votadas no Congresso Nacional de Psicologia. E esse é um processo democrático que vem desde muito tempo antes, com a Lei 5.766, que estabeleceu o Sistema Conselhos de Psicologia e estabeleceu que devem ser eleitos plenários para os Regionais”, disse o presidente do CRP-RJ.
“Embora não tenha estabelecido isso para o Federal, há cerca de 20 anos os plenários do Federal são eleitos através de uma consulta eleitoral que é posteriormente homologada pelos delegados regionais. Esse processo democrático garante a participação de todos os grupos políticos”, completou.
Para compor a Comissão Eleitoral, é preciso ser psicólogo e estar em pleno gozo de seus direitos. Não podem ser eleitos funcionários ou conselheiros do CRP-RJ e tampouco psicólogos que tenham intenção de fazer parte de alguma chapa concorrente ao pleito.
A Assembleia Geral foi gravada na íntegra e o vídeo está disponível no canal do CRP-RJ no Youtube.
Fevereiro de 2016
 
             
               
               
               
               
      
                                                                     
    
                     
    
                     
    
                    