Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






1º Pré-Congresso Regional de Psicologia acontece em Itaperuna


Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2016


Inaugurando uma sequência de 25 PréCongressos que ocorrerão em diversos municípios do Rio de Janeiro ao longo das próximas semanas, o pré-Corep realizado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, na última quinta-feira, 18 de fevereiro, teve a Assistência Social como tema.

Foram eleitos três delegados, sendo dois psicólogos e uma estudante, que serão responsáveis por levar ao 9º COREP, em maio, as propostas elaboradas e aprovadas na ocasião. O evento teve início pouco depois das nove horas da manhã, na Fundação São José, com uma breve apresentação da psicóloga Denise da Silva Gomes (CRP 05/41189), conselheira do CRP-RJ, que atua no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Campos dos Goytacazes.

A partir de sua explanação sobre os tipos de serviços em que atuam psicólogos e assistentes sociais, como os de Proteção Social Básica, os de Proteção Social Especial de Média Complexidade e os de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Gomes propôs o debate sobre qual seria o limite entre o trabalho do assistente social e o trabalho do psicólogo.

itaperunaA conselheira do CRP-RJ Janaína Sant’Anna (CRP 05/17875), da COMORG (Comissão Organizadora do COREP), palestrou sobre o processo de pré-congressos e eleição de delegados, conduzindo as etapas do pré-Corep. A mesa em que foi lido o regimento do evento foi composta, como de praxe, por três representantes da categoria – um (a) presidente, um (a) secretário (a) e um (a) relator (a).

Foram eleitos dois delegados e uma suplente entre as (os) psicólogas (os) e mais uma delegada dentre os estudantes. As propostas a serem levadas pelos delegados ao 9º COREP, que será realizado na capital do dia 29 de abril a 1º de maio, deveriam estar relacionadas a um dos eixos temáticos do 9º Congresso Nacional de Psicologia, que ocorrerá em julho deste ano, em Brasília.

Os eixos temáticos desta edição do evento são: organização democrática do Sistema Conselhos de Psicologia e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo junto à categoria e sociedade (eixo 1); contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e da garantia de direitos (eixo 2) e ampliação e qualificação do exercício profissional do Estado de garantia de direitos (eixo 3).

Após se reunirem para debater e elaborar suas ideias, os psicólogos e estudantes de Psicologia presentes fizeram um total de nove propostas, das quais sete foram aprovadas pelos votantes. A dos estudantes dizia respeito à ampliação de sua participação nas tomadas de decisões no Sistema Conselhos, incluindo o direito a voto nos pré-congressos.

As propostas aprovadas dos profissionais versaram sobre o esclarecimento acerca do papel de psicólogos e assistentes sociais e o diálogo entre as duas categorias; o estímulo à participação dos profissionais nos eventos realizados pelo CRP-RJ; a mobilização permanente da categoria atuante no interior do estado e a realização de levantamentos estatísticos de demandas; a sistematização das fiscalizações realizadas pelos CRP’s nos equipamentos nas áreas do SUAS, Educação, Saúde e Justiça, garantindo condições dignas de trabalho; e a intensificação do acompanhamento nos processos de concursos públicos oferecidos aos psicólogos nas instâncias municipais, estaduais e federal desde a publicação do edital, a homologação, prazo de validade e, possível prorrogação.

“As propostas tiradas são de suma importância, determinantes, pontuais, uma forma de mostrar que a categoria está atenta à atuação dos psicólogos. Isso indica que a gente precisa chegar até os profissionais e também ao processo de formação na graduação, porque com a participação dos estudantes, é possível a gente ver a qualificação deles sendo construída, gradativamente, nesse processo, até a formação”, disse a conselheira presidente da Comissão Gestora da Subsede Norte e Noroeste do CRP-RJ, em Campos, Fátima Siqueira Peçanha (CRP 05/9138), para quem o evento foi “um movimento potente” e a notável participação de estudantes, muito positiva.

Fevereiro 2016



itaperuna.jpg