Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






Cerimônia de entrega da 28ª Medalha Chico Mendes de Resistência acontecerá em 1º de abril no Rio de Janeiro


Data de Publicação: 18 de março de 2016


Prestigie a cerimônia de entrega da 28ª edição da Medalha Chico Mendes de Resistência, promovida anualmente pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ) e que acontecerá no dia 1º de abril (sexta-feira), às 18 horas, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro do Rio.

Criada em 1989 pelo GTNM/RJ para homenagear pessoas e entidades que têm se destacado nas lutas de resistência e defesa dos Direitos Humanos em nosso país e no exterior, a cerimônia acontece em 31 de março ou 1º de abril a fim de marcar o golpe civil-militar de 1964 e seus diversos efeitos que se fazem sentir ainda hoje.

Nesta edição, serão homenageados Hamilton Borges dos Santos, Izildete Santos, Kanarik Boujikian, Paulo César Pinheiro e Povo Krenak, além de César Augusto Teles, Jorge Leal Gonçalves Pereira e Raul Amaro Nin Ferreira, esses últimos na categoria in memoriam.

Receberão homenagens também o Movimento de Ocupação dos Estudantes Secundaristas de São Paulo e um grupo de operários da Construção Naval de Niterói e São Gonçalo no ano de 1964.

Berta Cárceres será a homenageada especial da noite, também na categoria in memoriam. Ainda durante a cerimônia, haverá a apresentação do Coral NheengarECOporanga, regido pelo maestro Carlos Eduardo Fecher.

Apoiada pela Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, a cerimônia de entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência é gratuita e aberta a todas (os) as (os) interessadas (os), não havendo inscrições prévias para participar.

A OAB fica localizada na Av. Marechal Câmara, nº150 / 9º andar – Centro do Rio.

Sobre a Medalha

A Medalha Chico Mendes de Resistência foi criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ em 1989, mesmo ano em que, no dia 31 de março, os Ministros Militares homenagearam com a Medalha do Pacificador – a mais alta comenda do Exército – conhecidos torturadores do período da ditadura civil-militar. No ano anterior, em 22 de dezembro, Chico Mendes, importante ativista de lutas populares, havia sido assassinado.

O GTNM/RJ, então, indignado com esse assassinato e com a homenagem prestada a antigos torturadores, criou a Medalha Chico Mendes de Resistência para agraciar pessoas e entidades cujo trabalho tem se destacado na defesa da vida, da liberdade e dos Direitos Humanos.

A data escolhida para a entrega da Medalha faz referência ao dia do golpe militar, em 1º de abril de 1964, quando as Forças Armadas depuseram o então presidente João Goulart, dando início a longos 21 anos de período ditatorial em nosso país.

Serviço:

28ª Medalha Chico Mendes de Resistência
Data: 1º de abril
Horário: 18h
Local: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Endereço: Av. Marechal Câmara, nº150 / 9º andar – Centro do Rio
Informações: www.torturanuncamais-rj.com.br

Março de 2016