Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Comissões






Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)


  • O CREPOP E SUA REDE

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma rede nacional que produz, atualiza e divulga referências técnicas para atuação de psicólogas nas diversas políticas públicas brasileiras. Em funcionamento desde 2006, foi criado após deliberação da categoria no V Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

O CREPOP originou-se do Banco Social de Serviços em Psicologia, que buscou oferecer o trabalho de psicólogas para serviços e Políticas Públicas nas quais ainda não havia atuação de profissionais da área entre os anos de 2003 e 2005. Está regulamentado nacionalmente pela Resolução CFP Nº 14/2022 e regionalmente pela Resolução CRP RJ Nº 001/2022, que prevê uma equipe local formada por assessoria técnica de uma psicóloga e coordenação de uma conselheira integrante do Plenário em exercício.

Estruturado em rede, o Centro possui instâncias de Coordenação Nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia, e de Coordenação Regional, com unidades locais, sediadas nos Conselhos Regionais. Sua função é produzir, atualizar e divulgar as orientações contidas nas Referências Técnicas, disponibilizando-as à categoria que deseja trabalhar neste campo; às gestões públicas para que tenham ciência das contribuições da psicologia, bem como das expectativas legítimas que podem ser cultivadas acerca da participação da psicologia nas políticas públicas; e às Instituições de Ensino Superior (IES) em Psicologia, para conhecer as práticas que possam orientar as futuras psicólogas para o mercado de trabalho.

  • HISTÓRICO DO CREPOP RJ

No Rio de Janeiro, o CREPOP foi parte da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas e após regulamentação local (Resolução CRP RJ Nº 001/2022) passou a contar com suporte técnico específico. Abaixo, as composições do CREPOP RJ desde 2007:

2007 a 2008 - Conselheiras: Lindomar Daros e Janaina Barros

2008 a 2010 -  Assessoria técnica: Beatriz Adura
  Conselheiras: Lindomar Daros e Janaina Barros 

2010 a 2012 - Assessoria técnica: Beatriz Adura
Conselheira: Cristiane Knijnik 

2012 a 2013 - Assessoria técnica: Tiago de Lima
  Conselheira: Cristiane Knijnik 

2013 a 2014 - Assessoria técnica: Fernanda Haikal
  Conselheira: Analicia Martins 

2014 a 2015 - Assessoria técnica: Fernanda Haikal
  Conselheira: Priscila Bastos 

2015 a 2016 - Assessoria técnica: Fernanda Haikal
  Conselheira: Paula Smith 

2016 a 2017 - Assessoria técnica: Fernanda Haikal
  Conselheira: Paula Latgé

2017 - Conselheira: Paula Latgé

2018 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino
Conselheira: Paula Latgé 

2018 a 2019 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino
Estágio: Jaqueline Sério
Conselheira: Mônica Sampaio 

2019 a 2020 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino
Estágio: Jaqueline Sério
Conselheira: Isabel Scrivano

2021 a 2022 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino e Jaqueline Sério
Conselheira: Isabel Scrivano

2022 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino e Jaqueline Sério
Estágio: Patrícia Cardoso
Conselheira: Isabel Scrivano  

2023 a 2025 - Assessoria técnica: Roberta Brasilino
Estágio: Amanda Silva
Conselheiras: Isabel Scrivano e Luisa Bertrami

  • METODOLOGIA DE TRABALHO

A metodologia utilizada pelo Crepop para produzir cada uma das referências técnicas passa pela realização de pesquisas e visa garantir a participação democrática da categoria. Para mais informações, acesse o vídeo e o texto.

Um dos instrumentos da metodologia, aquele que antecede o lançamento de novas referências técnicas ou mesmo atualizações, é a consulta pública. Nesse momento é possibilitado que psicólogas compartilhem experiências e sugestões para a elaboração ou revisão das referências técnicas, garantindo que essas orientações sejam representativas, práticas e alinhadas às realidades diversas das Políticas Públicas no Brasil. Durante a consulta pública, a versão prévia da referência é disponibilizada para leitura e contribuições. A comissão de especialistas que elabora o texto avalia, então, a pertinência de cada contribuição, produzindo modificações que melhor atendam as profissionais.

PROJETO CREPOP NAS UNIVERSIDADES

Em 2021, o CREPOP-RJ realizou a impressão de referências técnicas e desde então vem distribuindo essas referências às bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) do centros de formação em Psicologia de todo o estado do Rio de Janeiro. No mesmo período realizamos de reuniões descentralizadas de apresentação, com a presença das coordenações de curso e estudantes das diferentes regiões do estado. A ação aqui descrita se desdobrou em um projeto, CREPOP nas Universidades, que atende a convites de diferentes universidades do estado para participação em disciplinas e eventos desde 2022. Também no âmbito desse projeto, vem sendo realizadas rodas de conversa em eventos promovidos pelo CRP 05, quando estimulamos a participação das coordenações de curso nesses espaços de lançamento e divulgação de Referências Técnicas. 

Dessa forma, temos conseguido maior aproximação com as coordenadoras de cursos, discentes e docentes de Psicologia do estado, ampliando o debate sobre a atuação da Psicologia nas diferentes políticas públicas. 

  • OUTRAS PRODUÇÕES DO CREPOP

E-book dos 15 anos do CREPOP (acesso),
Cartilha com todas as Referências Técnicas acessíveis pelo celular (acesso)
Publicação da metodologia do CREPOP em vigor (acesso) e vídeo Psipop (acesso)



auto_awesome

Integrantes


 - Lucas Gabriel de Matos Santos (05/58930)
Lucas Gabriel de Matos Santos (05/58930)

Mestre e doutorando em Psicologia (PPGP/UFRJ). Especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos (FLACSO). Psicólogo no Pronasci Juventude. Atuou no Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ). Estudos CTS, relações raciais, identidade, políticas públicas, violência e tortura.