Evento digital ocorrerá no dia 22 de fevereiro, terça-feira. Participe!
O evento tem por objetivo a visibilização e a mobilização contra o racismo estrutural que segue fazendo vítimas das formas mais devastadoras e absurdas como foi observado nas últimas semanas com os casos brutais de Durval Teófilo Filho, morto a tiros pelo vizinho, militar da Marinha, na porta do condomínio onde morava, e de Moïse Kabagambe, o jovem congolês de apenas 24 anos, covardemente assassinado a golpes de paulada por ter cobrado pagamento no quiosque onde trabalhava.
Não é possível permanecer calados diante de tanta violência e a Psicologia brasileira compõe com todos aqueles que lutam pelos direitos humanos e pelo fim do genocídio contra a população negra.
O evento ocorrerá pela plataforma Google Meet e é necessário inscrever-se pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYRKQo_a4iwIs-nqxfn7MQt5s3YIxcbqwSVrSMTzWEFHQMCg/viewform até o dia 21 de fevereiro.
Mesa de abertura institucional
Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077) – Conselheiro presidente do CRP-RJ e professor da UFRJ. Representante do CFP no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à tortura e no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
Pierre de Souza Monteiro (CRP 05/46007) – Psicólogo clínico; psicanalista em formação pelo Laço Analítico – RJ. Mestrando em Psicanálise e Políticas Públicas pela UERJ. Coordenador da Comissão Regional de Direitos Humanos – CRDH do CRP-RJ; membro da Anpsinep.
Mediação: Ana Claudia Camuri (CRP 05/37443) – doutora em Psicologia Social pela UERJ, colaboradora do Núcleo Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP-RJ e da Comissão de Direitos Humanos representando o órgão no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (2021).
Mesa de debates
Hildeberto Vieira Martins (CRP 05/24193) – Psicólogo (UERJ), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ) e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenador do Eixo Relações Raciais da CRDH do CRP-RJ.
Rafael Maul – Professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e membro da diretoria do grupo Tortura Nunca Mais.
Denise Gama – Pesquisadora de IC no NEPECC/UFRJ, extensionista pelo Núcleo de Políticas Públicas do NEPP-DH/UFRJ; membro da diretoria da ABRAPSO/RJ e do Eixo de Relações Raciais da CRDH do CRP-RJ.
Mediação: Kleber Luiz Gonzaga (CRP 05/42679) – Mestre e doutorando em Psicologia pela UFRRJ; Diretor da Diretoria de Direitos Humanos de Nova Iguaçu.