No último dia do X Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos e IV Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas, 13 de Novembro, ocorreu a emocionante cerimônia de entrega do I Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão: “Experiências em Psicologia e Direitos Humanos”.
O Prêmio foi criado este ano pelo CRP-RJ em memória a Maria Beatriz Sá Leitão, psicóloga e reconhecida militante pela afirmação da vida e dos Direitos Humanos que se destacou pelo comprometimento ético-político que guiava sua incansável luta contra toda e qualquer espécie de violência. Bia, como era conhecida, foi conselheira do CRP-RJ e primeira presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ durante o XI Plenário (2004-07). Ela faleceu de câncer em 2009.
A cerimônia teve participação do conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, que falou sobre a importância do Prêmio para dar visibilidade às práticas que vêm sendo desenvolvidas por psicólogas (os) na defesa dos Direitos Humanos.
Novaes citou o Grupo Tortura Nunca Mais – RJ (GTNM-RJ), que comemora 30 anos de fundação em 2015 e do qual Bia participou. O presidente do CRP-RJ ressaltou que o Conselho estabeleceu com o GTNM-RJ uma parceria sólida e frutífera, de apoio mútuo, na luta comum contra o esquecimento e pela elucidação, responsabilização e divulgação dos crimes cometidos durante a ditadura civil-militar (1964-85).
Janne Calhau, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ (CRDH), também enfatizou a importância do Prêmio e lembrou que esta é apenas a primeira de muitas edições que o CRP-RJ promoverá nos próximos anos. Em seguida, para homenagear a memória de Bia, Janne leu uma belíssima carta escrita por Cecília Coimbra (CRP 05/1780), amiga de Bia e sua parceria de luta e militância pelos Direitos Humanos.
“Estivemos juntas em muitos momentos. Reuniões, grupos de trabalhos, cursos, viagens e em vários textos escritos a quatro mãos. Sua delicadeza, sensibilidade, tranquilidade e solidariedade cativaram a todos que com ela conviveram. Seus doces olhos azuis, sua calma e suavidade ao falar, mesmo ao contra-argumentar, desarmavam muitas vezes aqueles que reativamente defendia posições contrárias de Bia”, escreveu Cecília.
Em seguida, teve início a entrega do Prêmio aos autores dos trabalhos vencedores em primeiro e segundo lugar nas categorias Profissional e Estudante. A entrega da categoria Estudante ficou por conta de Marília Álvares Lessa (CRP 05/1773), vice-presidente do CRP-RJ e membro da Comissão Organizadora do Prêmio.
Os vencedores da categoria Estudante foram:
1º lugar – Trabalho: “Entre as dores e delícias do Centro de Cidadania LGBT Niterói – A emergência do Devir” / Autora: Luiza Franklin Salas
2º lugar – Trabalho: “Vida Sem Direitos” / Autora: Vera Lucia da Silva Miranda
Por fim, Novaes fez a entrega para os vencedores na categoria Profissional. Foram eles:
1º lugar – Trabalho: “Das Artes de Governar Vidas: pensando a Psicologia no campo do cuidado” / Autora: Maria Clara Alves de Barcellos Fernandes.
2º lugar – Trabalho: “A Psicologia na Defensoria Pública: reflexões sobre uma atuação em prol dos direitos das pessoas transexuais” / Autora: Marina Wanderley Vilar de Carvalho.
Além de receber uma quantia em dinheiro, os vencedores terão seus trabalhos compilados em uma publicação a ser lançada em 2016 pelo CRP-RJ.
Dezembro de 2015
 
             
               
               
               
               
    
                     
    
                    