 A 18ª edição do “Rodas e Encontros” aconteceu no dia 8 de dezembro na Subsede do CRP-RJ em Nova Iguaçu. O evento, que foi realizado pela Comissão Gestora CRP-RJ na Baixada Fluminense, teve como tema “No Território Regionalizando Ações – Retrospectiva 2015”.
A 18ª edição do “Rodas e Encontros” aconteceu no dia 8 de dezembro na Subsede do CRP-RJ em Nova Iguaçu. O evento, que foi realizado pela Comissão Gestora CRP-RJ na Baixada Fluminense, teve como tema “No Território Regionalizando Ações – Retrospectiva 2015”.
O objetivo foi dar destaque às ações desenvolvidas pela Comissão Gestora em cumprimento às deliberações do 8º Congresso Regional de Psicologia (COREP) e do 8º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que aconteceram em 2013. Além disso, foi um espaço para potencializar a regionalização e, com isso, estimular a mobilização dos profissionais de Psicologia para o 9º COREP, que acontecerá em 2016.
A conselheira-presidente da Subsede Baixada, Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065), abriu o evento discursando sobre a importância desse comprometimento entre as (os) psicólogas (os) e estudantes de Psicologia. “É fundamental fortalecermos a nossa mobilização para o COREP e o CNP, que são as instâncias democráticas que tornam possível trabalhar em consonância com a categoria e as Instituições Formadoras nos cursos de Psicologia.”
Em seguida, realizou a apresentação sobre os vários momentos das etapas de realização do COREP e CNP que já iniciaram com os eventos preparatórios realizados na Subsede Baixada e em todas as demais subsedes do CRP-RJ, desde outubro de 2015, mobilizando e esclarecendo sobre este importante momento da Psicologia brasileira. A conselheira informou também que haverá três Pré-COREPs na região da Baixada junto a eventos temáticos de interesse das (os) psicólogas (os) e estudantes:no município de Itaguaí, no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), em Duque de Caxias, no dia 3 de março, e em Nova Iguaçu, no dia 30 de março.
Após essa apresentação, foi exibido um vídeo com a apresentação da “Retrospectiva 2015” das ações políticas desenvolvidas pelo CRP-RJ na Subsede Baixada Fluminense, construído com os registros das imagens dos vários eventos organizados e realizados através da Comissão Gestora da Subsede e editado pela psicóloga Edith Andrade.
Abrindo o debate, os membros da Comissão Gestora realizaram breves considerações sobre as ações desenvolvidas em vários municípios da região e nas quatro Faculdades de Psicologia. A Comissão Gestora é composta porVanda, conselheira-presidente, Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), conselheira, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP05/44523) e Jacqueline dos Santos Soares (CRP05/41408), colaboradoras, além das estudantes colaboradores Rogéria Ferreira Thompson (UNIABEU/Belford Roxo); Flavia da Silva Sena (UNIABEU/Belford Roxo); Gabriela de Araújo Braz dos Santos (UFRRJ/Seropédica); Sergio Alexandre Ferreira Davico (UNESA/Nova Iguaçu).
Foi ressaltada pelo grupo a importância da defesa dos Direitos Humanos na profissão e o compromisso ético-político nas práticas da psicologia em suas diversas abordagens teóricas e com a sociedade.
O público presente abordou a importância dos encontros contínuos realizados no CRP-RJ/Subsede Baixada como contribuição na formação em Psicologia e no dia a dia da prática da profissão em um território permeado de violações de direitos sociais e falta de políticas públicas. Logo após, a integrante da Comissão Gestora Mônica Affonso, junto às conselheiras Vanda e Viviane, iniciou a cerimônia de entrega das homenagens aos profissionais e instituições que contribuem para o sucesso incontestável com o qual a Subsede Baixada do CRP-RJ atua na região.
Foram homenageados: Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, representado pela irmã Yolanda Florentino, Defensoria Pública de Nova Iguaçu, representada por Antônio Carlos de Oliveira, Centro de Atenção Familiar (CAF), que iniciou todo o movimento dos psicólogos na Região que culminou com a construção da Subsede, representado pelo psicólogo Luiz Fernando de Souza (CRP05/19241), a Superintendência de Atenção à Mulher de Nilópolis, representado por Luciana Moreira; e a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de Nova Iguaçu, representado por Daniel Nascimento.
Foram homenageados também as conselheiras integrantes da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ no Eixo de Relações Raciais, Andris Cardoso Tibúrcio (CRP05/17427) e Maria da Conceição Nascimento (CRP05/26929), a conselheira-coordenadora da Comissão de Regionalização e Descentralização (CIRD) do CRP-RJ, Ágnes Cristina Pala (CRP05/32409), e os funcionários da Subsede Luiz Cláudio e Liliane Gasperin.
Entre os profissionais psicólogos parceiros homenageamos estão Maíra Amaral de Andrade Madeira (CRP05/32352), psicóloga na área Organizacional e Avaliação Psicológica do Centro Integrado de Desenvolvimento Humano/ CIDH-Nova Iguaçu, Carla Maria Mendes (CRP05/15725), coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada/SPA da SEFLU/Nilópolis e uma das construtoras da Subsede Baixada, Celso de Moraes Vergne (CRP05/27753), pelas implementações do Cine Psi Baixada e contribuições à Comissão Gestora, e Edith Andrade (CRP05/49017), pelas contribuições nas edições de vários vídeos, entre eles “História da Casa e da Subsede do CRP-RJ/Baixada”, “Retrospectiva 2015 – No território, Regionalizando ações do CRP-RJ/Subsede Baixada”.
Dezembro de 2015
 
             
               
               
               
               
      
                                                                     
      
                                                                     
    
                     
    
                     
    
                    