Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






CRP-RJ marca presença no Ato em Defesa à Reforma Psiquiátrica em frente à ALERJ


Data de Publicação: 14 de dezembro de 2015


dez1615c2Mais de mil pessoas se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro do Rio, para endossar o Ato em Defesa da Reforma Psiquiátrica e contra o retrocesso que representa, para a política de Saúde Mental no Brasil, a nomeação do médico psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

O psiquiatra Valencius Duarte foi diretor técnico da Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro fechado em 2012 após graves denúncias de violações de direitos.

Representaram o CRP-RJ na manifestação as (os) conselheiras (os) Marilia Lessa (CRP 05/1773), Simone Garcia (CRP 05/40084), e o conselheiro Alexandre Trzan (CRP 05/35809), a colaboradora Julia Nasser (CRP 05/33796), o colaborador Alexandre Vasilenskas (CRP 05/30741) e da assessora de políticas públicas Fernanda Haikal (CRP 05/34248).

Os psicólogos Alexandre Vasilenskas e Alexandre Trzan discursaram no megafone ressaltando a importância fundamental da continuidade da Reforma Psiquiátrica, cuja implementação ainda encontra-se em curso no país. “Repudiamos com veemência a nomeação de Valencius Duarte para o cargo de coordenador geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde e não aceitaremos retrocesso na Reforma Psiquiátrica. Permaneceremos na defesa intransigente dos direitos conquistados e na luta por uma saúde de qualidade!”, disse Trzan.

Após a concentração em frente à Alerj, a manifestação seguiu por várias ruas do Centro até chegar à Av. Rio Branco, entoando as palavras de ordem “Não, Não, Não, Manicômio Não!”

E a Luta Antimanicomial continua em Ato e Audiência Pública na sexta-feira (18/12).dez1615c

O CRP-RJ, que integra o Coletivo em Defesa do SUS e Reforma Psiquiátrica do Rio de Janeiro, conclama todas (os) as (os) psicólogas (os) a participarem de mais um Ato em Defesa da Reforma Psiquiátrica e pela saída do Coordenador de Saúde Mental, Valencius Wurch Duarte Filho, nomeado pelo Ministro da Saúde.

Após concentração na Cinelândia, na sexta-feira, 18 de dezembro, às 14 horas, a manifestação seguirá para a Audiência Pública que ocorrerá às 16 horas na ALERJ e contará com a presença dos presidentes das comissões de Saúde e do Trabalho da ALERJ, além do próprio Coordenador de Saúde Mental nomeado.

Dezembro de 2015



dez1615c2-300x200.jpg
dez1615c-300x200.jpg