 Em 1949, Bahá’lláh, um árabe nascido no Irã, por meio da Assembleia Espiritual Nacional, criaria o Dia Mundial da Religião, no intuito de promover a união de todas as confissões religiosas existentes, e o dia 21 de janeiro passaria a ser um dia comemorativo, bem como uma marca de resistência e clamor por um mundo mais tolerante com a diversidade de credos.
Em 1949, Bahá’lláh, um árabe nascido no Irã, por meio da Assembleia Espiritual Nacional, criaria o Dia Mundial da Religião, no intuito de promover a união de todas as confissões religiosas existentes, e o dia 21 de janeiro passaria a ser um dia comemorativo, bem como uma marca de resistência e clamor por um mundo mais tolerante com a diversidade de credos.
E em 27 de dezembro de 2007, no Brasil, por Lei Federal 11.635/07, seria instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, muito devido a casos de perseguição e preconceito religioso vigentes em determinados setores da sociedade, que se caracterizavam como manifestações de total intolerância para com a infinidade e diversidade de credos presentes na cultura brasileira.
O Sistema Conselhos de Psicologia, vem tratando da temática da Psicologia e Laicidade aliada e comprometida com a política dos Direitos Humanos, e reafirmou, no 8º Congresso Nacional da Psicologia, em 2013, a importância da criação de espaços que dialogassem com a religião, a espiritualidade e os saberes tradicionais, de forma crítica aos fundamentalismos que surgiam (e surgem), por vezes, em determinados segmentos religiosos.
Reafirmamos a laicidade da ciência psicológica, bem como a do Estado, e isso nos têm colocado na vanguarda de ações que promovem a liberdade de expressão e credo, que balizam, inclusive, a Declaração dos Direitos Humanos da ONU.
Dentre uma de suas ações políticas, o CRP-RJ criou o eixo de Psicologia e Laicidade da Comissão Regional de Direitos Humanos e vem participando, por meio de um de seus componentes efetivos, conselheiro José Henrique Lobato, das reuniões promovidas pelo Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (CEPLIR), que opera dentro da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
Dele fazem parte, dentre outros, a Defensoria Pública, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Secretaria Estadual de Educação, a Ordem de Advogados do Brasil, o Conselho Regional de Serviço Social, especialistas ligados à temática da PUC –Rio, UERJ, UFF, representantes de segmentos sociais e religiosos, tais como, neo-pentecostalismo, kardecismo, candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, maçonaria, budismo, hare krishna, protestantismo, indígena, messiânico, bah’hai, catolicismo ortodoxo, cigano, wicca, catolicismo romano, além de agnósticos e ateus.
Por uma sociedade aberta a laicidade do Estado e respeitosa a diversidade de credos. Salve o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa!!! CRP-RJ presente!
Fontes:
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/08/MinutaCadernodelibera%C3%A7oes14.08.pdf Acesso em 20 de janeiro de 2016.
FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. “Dia Mundial da Religião”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-religiao.htm>. Acesso em 20 de janeiro de 2016.
http://www.geledes.org.br/porque-dia-21-janeiro-e-o-dia-nacional-de-combate-intolerancia-religiosa/#ixzz3PSSlQXv2 Acesso em 20 de janeiro de 2016.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-01/no-dia-de-combate-intolerencia-religiosa-lideres-alertam-sobre Acesso em 20 de janeiro de 2016.
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2013/01/21/21-de-janeiro-dia-mundial-da-religiao-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/ Acesso em 20 de janeiro de 2016.
http://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-da-religiao#.Vp-C-IgrKM8 Acesso em 20 de janeiro de 2016.
Janeiro de 2016
 
             
               
               
               
               
      
                                                                     
    
                     
    
                     
    
                    