Na sexta-feira, 4 de março, a Universidade Severino Sombra (USS), no município de Vassouras, sediou mais um Pré-Congresso Regional de Psicologia (Pré-Corep), no qual foram elaboradas e votadas seis propostas a serem levadas ao Congresso Regional de Psicologia (COREP) – que ocorrerá no Rio de Janeiro, em sua 9ª edição, entre os dias 29 de abril e 1º de maio –, pelas quatro psicólogas eleitas delegadas no evento.
O pré-congresso foi precedido por um importante debate sobre violência contra crianças e adolescentes e as práticas da (o) psicóloga (o), com palestras ministradas pela psicóloga Mônica Nogueira da Silva (CRP 05/13689), fundadora do Espaço Cultural Félix Guattari, e pelo defensor público José Eduardo Salgado, que possui graduação em Psicologia. A mesa foi mediada pela psicóloga e coordenadora da Faculdade de Psicologia da Universidade Severino Sombra (USS), Fátima Niemeyer da Rocha (CRP 05/4402).
“Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico”, disse Mônica Silva, que abordou a responsabilidade social dos profissionais de Psicologia diante da violência sistematicamente praticada contra crianças e adolescentes. Para tanto, a especialista destacou fragmentos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, como o inciso II dos Princípios Fundamentais, segundo o qual o psicólogo deverá contribuir “para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão”. A plateia assistiu com enorme interesse às explanações da psicóloga e de José Eduardo Salgado. “É preciso tomar cuidado com o que querem fazer com a Psicologia, com o que querem fazer com os psicólogos. Não se submetam, não se vendam, não se aviltem, não se prostituam. Isso é primordial. A importância do psicólogo é muito maior do que pensa a maioria dos profissionais”, destacou o defensor público, citando o inciso VI dos Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo, de acordo com o qual este “zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada”.
A plateia assistiu com enorme interesse às explanações da psicóloga e de José Eduardo Salgado. “É preciso tomar cuidado com o que querem fazer com a Psicologia, com o que querem fazer com os psicólogos. Não se submetam, não se vendam, não se aviltem, não se prostituam. Isso é primordial. A importância do psicólogo é muito maior do que pensa a maioria dos profissionais”, destacou o defensor público, citando o inciso VI dos Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo, de acordo com o qual este “zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada”.
Eleição de delegadas e elaboração de propostas a serem levadas ao 9º COREP
Para a leitura do regimento do Pré-Corep, compuseram a mesa as psicólogas Rogéria Cristina de Azevedo Villarinho (CRP 05/37069), como presidente; Vanessa de Souza Brum Xavier (CRP 05/ 42613), como relatora; e Mônica Nogueira da Silva (CRP 05/13689), palestrante da mesa que precedeu o evento, como secretária. As três foram eleitas delegadas, além da psicóloga Mônica Affonso Sampaio (CRP 05/44523).
Entre estudantes, que também marcaram presença no evento, foram eleitas como delegadas Ana Paula da Silva Ramos e Débora Martins de Lima Furtado, que representarão os discentes de Psicologia no COREP.
“Já é a segunda vez que recebemos o CRP-RJ para fazer um pré-Corep e isso nos dá uma satisfação muito grande, porque é uma parceria de longa data e o curso busca essa qualidade de parcerias. E da participação dos alunos nós tiramos a importância dessas discussões para eles. Estar junto ao Conselho é como ter um aval de que estamos fazendo um bom trabalho”, disse a coordenadora da Faculdade de Psicologia da Universidade Severino Sombra (USS), Fátima Niemeyer da Rocha.
Os três eixos temáticos da 9ª edição do COREP são: organização democrática do Sistema Conselhos de Psicologia e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo junto à categoria e sociedade (eixo 1); contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e da garantia de direitos (eixo 2) e ampliação e qualificação do exercício profissional do Estado de garantia de direitos (eixo 3).
A partir desses eixos, foram debatidas e aprovadas propostas como a de que “o CRP e CFB reforcem, apoiem e coloquem em permanente discussão o trabalho de psicologia clínica em consultórios específicos dentro das unidades básicas de saúde” (eixo 2); a de “que o CRP se aproxime do Sindicato para fazer valer a Lei de Inclusão dos Psicólogos nas Escolas” (eixo 1); a de “que o CRP promova anualmente, nos municípios, fóruns, seminários, congressos, entre outros, com temas atuais, buscando aprimoramento da prática profissional” (eixo 3), e a de “que o CRP promova ações de sensibilização dos gestores dos municípios e serviço escola/universidades, visando a ampliação de oportunidades de estágios remunerados e ajudas de custo na Região Centro Sul” (eixo 3).
Houve ainda uma proposta inspirada pelo debate que precedeu o evento: a de “que o Sistema Conselhos de Psicologia amplie a discussão com o Judiciário quanto ao entendimento da proposta de escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, principalmente no que se refere ao depoimento sem danos” (eixo 2).
“Este encontro foi de grande ganho para o CRP-RJ. Conseguimos eleger quatro delegados numa região que às vezes é de difícil acesso para se promover discussões, e os debates foram muito bem direcionados”, avaliou a psicóloga Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), conselheira e membro da Comissão Organizadora do CRP-RJ. “Foram pautados temas diversos, que já estão na pauta de discussão do Conselho, mas quando a gente vem discuti-los com a categoria, a coisa fica muito mais rica, e a gente vê, na prática, como esses temas estão sendo pensados por profissionais que trabalham na região”, completou.
Março de 2016
 
             
               
               
               
               
      
                                                                     
    
                     
    
                     
    
                    