O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realizará a Roda de Conversa “Prevenção ao uso prejudicial de Drogas, o que a medicalização tem a ver com isso?” no dia 25 de junho, próxima sexta-feira, às 19h.
Essa será a última dentre as três rodas do evento “Diálogos Interdisciplinares sobre Medicalização, Redução de Danos, uso e prevenção de drogas lícitas/ilícitas e os cenários de potencialização de cuidados”.
Aproveitando o Dia Internacional de Prevenção ao uso Prejudicial de Drogas (26 de Junho). A Roda analisará e discutirá o uso de drogas, a patologização do cotidiano, transformando em problemas de saúde vivências do dia a dia, as lógicas de cuidado em um diálogo além da maconha, cocaína, álcool, cigarro e os remédios, adquiridos e prescritos legalmente, e que durante a pandemia tiveram os mesmos critérios de aumento de uso associados às drogas consideradas ilícitas.Além disso, iremos debater quais são as formas que temos de viver em saúde e viver a saúde.
Para participar da roda, inscreva-se pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepMXQYtLIPQEzC0igbKnoJDwevElL9-cuw4yddIMUcuVM0cg/viewform
Inscrições abertas até 24 de junho.
O link, da plataforma Google Meet, será disponibilizado para os emails cadastrados próximo ao evento..
Palestrantes:
Manoela Campos – Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, mestranda em Arteterapia pela Universidade de Girona, na Espanha, colabora no PROJAD (IPUB/UFRJ) conduzindo a oficina online de Arteterapia desde outubro de 2020, é artista, pesquisadora, e investiga as ligações potenciais entre criação, saúde integral e cultura.
Marcelo Dias – Psiquiatra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, psicanalista de orientação lacaniana e especialista em Gestão da Clínica pelo Hospital Sírio Libanês.
Mediação:
Camila Motta – Psicóloga (UERJ) CRP 05/61190 especializada em Terapia de Casal e Família (IPUB/UFRJ), integra a equipe do Laps/Fiocruz e é Co-editora do site Mad in Brasil.