O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realizará a live “Psicologia, LGBTIs e algumas cenas religiosas” no dia 01 de julho, às 20h.
O evento digital pretende abordar o modo como a Psicologia vai sendo vista através de movimentos de reparação moral e como certas iniciativas religiosas de cunho fundamentalista tentam instrumentalizar a Psicologia a fim de conferir uma pretensa cientificidade a um projeto baseado em preconceitos. Além disso, a live abordará a chamada “cura gay”, a intolerância religiosa e o cuidado que a Psicologia, como ciência e profissão, pode oferecer, tendo como base o princípio da laicidade.
A live será transmitida pelo Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pelo Youtube do CRP-RJ (acesse youtube.com/realcrprj).
Mediador:
Héder Bello (CRP 05/51594) – Psicólogo (UFF); Especialista em Psicanálise e Contemporaneidade, com foco em Trauma e Urgências Subjetivas (PUC-Rio); mestrando em Teoria Psicanalítica (UFRJ); pesquisador convidado do Grupo RELAPSO – Religião, Laço Social e Psicanálise – (IP/USP); coordenador do eixo de Psicologia e Laicidade do CRP-RJ. Foi assessor da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e um dos organizadores da publicação: “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”;
Participantes:
Cris Serra (CRP 05/34086) – Psicóloga, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva, pesquisando gênero e religião. É colaboradora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e do Eixo Psicologia e Laicidade do CRP-RJ. Autora do livro “Viemos pra comungar: os grupos de católicos LGBT brasileiros e suas estratégias de permanência na Igreja”, integra as equipes de coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e da Global Network of Rainbow Catholics, e é ativista de Católicas pelo Direito de Decidir.
Jacqueline Teixeira – Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença da USP) realizando pesquisas na área de gênero, raça, sexualidade e religião. Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP) e é professora da área de Ciências Sociais, Educação e Desigualdades no Programa de Pós Graduação em Educação da USP