Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






Atuação de psicólogas (os) nos programas e serviços de IST/HIV/AIDS: uma discussão a partir das Referências Técnicas do CREPOP


Data de Publicação: 12 de julho de 2021


WhatsApp Image 2021-07-12 at 16.40.13No dia 13 de julho (terça-feira), o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro irá transmitir a live “Atuação de psicólogas (os) nos programas e serviços de IST/HIV/aids: uma discussão a partir das referências técnicas do CREPOP’’, às 18h.

O evento online tem como foco o lançamento da referência técnica de IST/HIV/Aids. Essa referência foi lançada pelo CREPOP em 2020 e faz parte das ações dos CREPOPs regionais para a realização de eventos locais de lançamento e divulgação da referência.

Para Thiago Melício (CRP 05/35915), Psicólogo e Conselheiro do CRP05 “o Brasil foi referência mundial no que se refere a programas e serviços de IST/HIV/aids. É fundamental a discussão e qualificação do exercício profissional da psicologia neste contexto, tanto no que se refere à promoção do cuidado e sua dimensão ético-política, quanto na garantia de direitos e na defesa das políticas públicas’’, destacou um dos mediadores do evento.

O encontro contará também para mediação dos pontos da referência com a Psicóloga Conceição Gama (CRP 05/39882), que é coordenadora do Eixo de Gênero e Diversidade Sexual da Comissão Regional de Psicologia e Direitos Humanos do CRP05.
Segundo a psicóloga, para o Eixo de Gênero e Diversidade Sexual, o lançamento pelo CFP da atualização das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids ‘’ratifica a importância deste instrumento de orientação e qualificação da prática profissional e reafirma o compromisso ético-político da Psicologia “.
Conceição ainda destaca que ‘’as pessoas que vivem com HIV, em sua maioria LGBTQIA+ e mulheres, mesmo passado trinta anos de política de prevenção e de atenção ainda vivem situações que envolvem muitos preconceitos, que clamam aos profissionais da Psicologia a seguir o Código de Ética e contribuir com ‘a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão’. Que sirva para auxiliar profissionais e estudantes no trabalho nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids construindo práticas de proteção integral e promoção de Direitos Humanos’’.

Para congregar os pontos trazidos na referência, foram convidados profissionais que atuam e pesquisam nesse campo.

A live não precisa de inscrição prévia e será transmitida pelo Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pelo Youtube do CRP-RJ (acesse youtube.com/realcrprj).

Participantes:
Claudia Carneiro da Cunha (CRP 05/28987) – Doutora em antropologia social, Professora do Instituto de Psicologia da UERJ. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com pós-doutorado em Saúde Coletiva no IMS/UERJ (2014). Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2004) e psicóloga pela UERJ (2001). Atua nos campos da Psicologia Social, Saúde Coletiva e Antropologia Social. Desenvolve pesquisas sobre os temas: corpo e corporeidade, obesidade, tecnologias de cuidado e saúde mental de jovens vivendo com HIV/AIDS.

Salvador Pereira Campos Corrêa Junior (CRP 05/34643) – Psicólogo, escritor, ativista vivendo com HIV e criador da Caminhos PositHIVos Consultoria em Saúde.
Doutorando em Saúde Coletiva no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira – Fundação Oswaldo Cruz (IFF-FIOCRUZ).

Mediadores:
Thiago Melício (CRP 05/35915) – Psicólogo, conselheiro do CRP-RJ e professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutor em Psicologia com pesquisa sobre a Segurança Pública no Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo de Saúde do CRP-RJ.

Conceição Gama (CRP 05/39882) – Coordenadora do Eixo de Gênero e Diversidade Sexual da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ.



WhatsApp-Image-2021-07-12-at-16.40.13-300x300.jpeg